a A Autocontraste

Blog

24.01.2017

Perfil Johann – Thiago Teixeira

Por Cristiana Lobo

Thiago Teixeira é violinista da Johann Sebastian Rio, da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e empreendedor digital.

Ele cresceu em um ambiente bastante musical. Apesar de não ter outros músicos profissionais na família, foi cercado de boas referências como os cds de música clássica e mpb do pai e  o disco com o solo de violino do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, que tocava na casa do avô.

Coincidência ou não, foi justamente o instrumento escolhido por ele para estudar aos 13 anos. Dedicou-se e gostou tanto que, mais tarde, quando chegou a época de frequentar a universidade, abandonou o curso de Engenharia na UFRJ para dedicar-se integralmente à música.

Desenvolveu seus estudos sob orientação do maestro Felipe Prazeres e do violinista Adonhiran Reis e já participou de grandes festivais nacionais e internacionais. Em 2011, Thiago foi um dos três músicos a representar o Brasil na Young Euro Classic Orchestra, no palco do Konzerthaus Berlin, na Alemanha.

Quando não está estudando violino, o que costuma acontecer em casa durante a noite, dedica quase todo tempo livre ao seu projeto audiovisual Metalviolin, lançado em 2015 – um canal no YouTube e uma página no Facebook que alcançam milhões de visualizações com vídeos interpretados, gravados e editados por ele.

Para realizar o projeto, Thiago precisou aprender por conta própria diversos recursos, desde a gravação e edição de áudios e vídeos até marketing e análise estatística/comportamental em redes sociais. “Foi tudo bastante pensado antes de começar. Só o nome, que parece algo simples, demorou semanas de reflexão e muitas folhas preenchidas até uma decisão final”.

A escolha das músicas vai desde o gosto pessoal até sugestões do público. A partir desta seleção ocorre um processo que pode levar dezenas de horas e até vários dias ou semanas para que o vídeo seja finalizado – ele faz o trabalho que seria de uma equipe. Mas tanta dedicação vale a pena. Em 2015, por coincidência, enquanto ele estava planejando a criação do Metalviolin e  já tinha um vídeo gravado tocando Sweet Child O’Mine, do Guns N’Roses, surgiu a oportunidade de interpretar o solo no violino elétrico no palco do Theatro Municipal. Foi o bis da apresentação de estreia da Johann Sebastian Rio e o público, que lotou o teatro, aplaudiu de pé. Sua performance foi muito elogiada.

Metalviolin  também conta com grande aprovação do público que se manifesta por meio de mensagens de incentivo – um estímulo para a continuidade do projeto. Um exemplo foi o caso de uma mãe que escreveu agradecendo porque ela tentava levar o filho pequeno ao Theatro Municipal sem êxito e os vídeos do canal despertaram o interesse dele no violino. “Leio comentários e recebo mensagens constantemente de jovens que resolveram começar a aprender por conta dos vídeos. A internet pode ser um mecanismo interessante de aproximação com o instrumento para uma posterior introdução ao repertório erudito”, comenta Thiago.

Para matar a curiosidade, basta acessar seu canal Metalviolin e aguardar o próximo concerto da Johann.